IDE E PREGAI


EVANGELHO DE MARCOS CAPITULO 16: 15
“e disse-lhes: ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura”
Constantemente ouvimos alguém falar sobre o “IDE” de Jesus aos seus discípulos como imperativo para que se estabelecesse na terra a sua igreja, porem o verbo ir no original expressa o sentido de “INDO”, um gerúndio que na verdade esta subordinado ao verbo mais importante desta frase que é “PREGAI”. Ir neste caso era uma contingência do pregai. Ide estava sendo dito pelo senhor Jesus mais como, “não parem, não desanime, tende bom animo eu venci o mundo”. interessante notar que no antigo testamento os Judeus acreditavam que Deus estaria somente no templo ou no tabernáculo por isso eram todos chamados a vir e louvar.
Joel 3:11 – apressai-vos, e vinde todos os povos em redor, e congregai-vos para ali, ó Senhor faze descer os seus valentes
Salmo 95:1 Vinde, cantemos ao Senhor com júbilo
Salmo 122 “alegrei-me quando me disseram VAMOS à casa do Senhor”
Salmo 117 louvai ao senhor vós todos os gentios, louvai-o, todos os povos
Salmo 22:27 ”Lembrar-se-ão do senhor e a ele se converterão os confins da terra, perante ele se prostrarão todas as famílias da terra” A ênfase neste convite é para que os povos conheçam ao Senhor. Então podemos dizer que havia missões no antigo Testamento. Então neste ponto nos igualamos, todos nós que conhecemos ao Senhor Jesus, quer novos, que velhos, quer culto ou com pouca instrução, quer pastores, presbíteros, diáconos ou um membro da igreja, recebemos então do próprio Jesus a grande comissão que é pregar o evangelho a toda criatura.
Então porque fazer missões?
Romanos 10:14 como, porem, invocarão aquele em quem não creram? E como creram naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como esta escrito “quão formosos são os pé dos que anunciam as boas novas.
Eu e você estamos juntos na mesma missão, ou debaixo da mesma missão ou submissão ao próprio Jesus, assim sendo quando alguém que esta sendo enviado aos povos, é o corpo de Cristo que esta se locomovendo. Não existe missionário sem ser enviado por uma igreja, sem receber uma missão especifica. Eu e você somos usados por Deus para pregar o evangelho. Não só quem esta indo faz missões, mas os que ficam, oram, contribuem, incentivam, divulgam... Todos estão debaixo da mesma missão.
Por que fazer missões?
- Porque é vontade de Deus. Ez. 18:23 “Deus não tem prazer na morte do perverso”
- porque é ordenança MT 28:19 “ide, portanto e fazei discípulo de todas as nações...”
- Porque é minha obrigação 1 coríntios 9: 16 “se anuncio o evangelho, não tenho do que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação, porque ai de mim se não pregar o evangelho”
Porque fora de Cristo não há vida, porque as multidões estão sedentas...
Um compositor secular já falecido, infelizmente ao que parecesse sem conhecer a Jesus, chamado Renato Russo escreveu uma letra muito significativa em uma de suas músicas “é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã” realmente este é o espírito cristão que deve reinar em nosso convívio diário, mas nos poderíamos parafrasear o compositor dizendo “é preciso pregar às pessoas como se não houvesse amanha” porque na verdade ninguém pode garantir que existira para nós o amanhã “Qual de vos, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso de sua vida? Mt: 6.27 um côvado media aproximadamente 45 cm ou 2 palmos,alguns comentarista dizem que quando um soldado era preso na batalha ele tinha que cavar sua propria sepultura e o condenado procurava cavar mais um pouco para aumentar o tempo de sua vida. se isto é verdade ou não o fato é que não temos o menor controle sobre o nosso tempo de vida. Precisamos ter a noção de urgência em alcançar os perdidos. Precisamos amar e pregar porque amanha Jesus pode vir e sobre nos pesará as vidas não alcançadas, pois se não sabemos onde estão os eleitos de Deus, resta-nos pregar a toda criatura.
Dos aproximadamente seis bilhões de pessoas que existe no mundo, existem mais de quatro bilhões de pessoas não alcançadas pelo evangelho de Jesus Cristo. Dos 24 mil povos existentes, oito mil estão por ser alcançados. Morrem aproximadamente 90 mil pessoas por dia, 3.750 por hora, 62 por minuto, 1 por segundo, a cada três pessoas que morrem, duas morrem possivelmente sem conhecer a Jesus, sem a salvação. Não temos o direito de achamos que não temos responsabilidade com o que acontece no mundo. Recebemos de Deus um mandato, 1 Timóteo 6.14, mas este mandato é para o serviço do reino de Deus. II Timóteo 1.7 “porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” a palavra poder que no original grego é dinamus, muitas vezes é lembrada como dinamite, explosão que destrói, eu gosto de pensar no dínamo do motor de um carro, por exemplo, que recebe a energia de uma força motriz externa e transforma em eletricidade, mas não pra si mesmo, mas para fazer funcionar a bateria e o restante do motor. Para isso recebemos poder de Deus. Para compartilhar, para levar aos perdidos, para fazer todo o corpo que é a igreja militante, funcionar. De igual forma o amor que não tem outra função no corpo de Cristo que não seja ser compartilhado. E moderação. Que tem o sentido de firmeza de pensamento. Estarmos firmes e confiantes no Senhor que tem o controle de tudo.
Finalmente onde? Bem aqui neste ponto é que tudo começa ou pode até terminar. Não existe uma regra imutável para cumprir a ordem de Jesus. Provavelmente você não vai ouvir uma grande voz, em tom grave chamando você para ir e pregar. Provavelmente você vai se achar despreparado, talvez novo demais, ou velho demais, com medo de mudança... não existe uma regra, mas o que posso afirmar que quando ele planta no coração o desejo de ir e pregar, você não tem dúvidas. O seu chamado é irresistível e ele provê, prepara, envia, consola, anima, da vida em abundancia. Embora humanamente não exista nenhuma garantia, existe paz e alegria porque ele jamais desampara os seus, e na verdade não precisamos de mais nada.
Mas o que pregar? Falar de salvação? Mas o perdido não acha que precisa ser salvo de nada, falar do inferno, ele não acredita nisto. O mundo tem hoje inúmeras razões fazer o perdido acreditar que nada é pecado, nunca pense que você tem culpa, seja livre para fazer o que lhe der vontade, pense primeiro em você mesmo, e se puder ame sua família, mas o seu próximo... Lembro-me do dia 12 de janeiro de 2011 quando houve uma grande tragédia na minha cidade provocada por fortes chuvas que inundaram parte do município, e houve também muitos desabamentos de encostas, muitas mortes, inclusive alguns irmãos nossos, histórias de resgates humanamente impossíveis, mas que Deus preservou e restaurou. Em meio ao caos instalado, surgiu uma noticia de que a represa da cidade havia se rompido e que a cidade ficaria submersa. O pânico se instalou por toda parte e num determinado bairro, um caminhão transportava pessoas que procuravam fugir do desastre. O caminhão estava superlotado, e algumas pessoas brigavam se estapeavam mesmos para suplantar uns aos outros e poder subir na carroceria do caminhão. Qual não foi a vergonha destes quando uma nova notícia circulava dando conta que tudo não passava de boatos. Na verdade se a represa da cidade arrebentasse não conseguiria cobrir nem os tornozelos das pessoas, mas na hora da crise pouco se consegue pensar. Essa é a índole humana, esta é lógica do mundo, mas não pense que isto os satisfaz, eles vivem assim, reagem assim porque estão longe do seu criador. Estão caminhando no sentido contrario ao que o próprio Deus planejou desde a criação.
Então o que pregar? No evangelho de Marcos capitulo 1 versos 15 esta escrito “dizendo: o tempo esta cumprido, e o reino de Deus esta próximo; arrependei-vos e credes no evangelho”. A mensagem de Deus para aquele que tem hoje a oportunidade de ouvir a sua palavra é: Renda-se e arrependa-se. A palavra para você que esta lendo e ainda não conhece a Jesus é renda-se e arrependa-se. Talvez você conheça muitos textos da bíblia, talvez seja filho de crentes, talvez tenha sido criado dentro de uma igreja... Renda-se e arrependa-se enquanto é tempo. Esse é o recado de Deus para Jerusalém, Judéia, Samaría e confins da terra. Esta é a mensagem que Deus tem para o povo da nossa cidade, do nosso estado, pais e para todo o mundo. A economia do mundial esta ruindo como um castelo de cartas. Países como Estados Unidos da America, Grécia, Irlanda, Itália, Espanha e Portugal, que possuíam a até bem pouco tempo uma situação estável econômica e politicamente, hoje vêem seus nomes vinculados a fracassos, incerteza, vergonha. Nós brasileiros já passamos por tantas turbulências econômicas e políticas que já estamos mais adaptados e prontos pra recomeçar com mais rapidez, mas pense num povo que se orgulha de não cometer erros, que tem investido toda a sua expectativa de vida na certeza de que o dinheiro e o estado podem resolver todos os seus problemas, estão hoje perdidos, sem chão, a própria igreja cristã remanescentes tem se secularizado e já não tem respostas para os anseios de seu povo. Não tenha dúvida, a ordem de Jesus é pregai e se for preciso, ide.
LUIZ FMG 19/08/2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLAMA A MIM E EU LHE RESPONDEREI

O QUE ESTÃO FAZENDO COM A MISSÃO DA IGREJA