um sonho com integridade

UM SONHO COM INTEGRIDADE.
José era um jovem com um sonho. O dia em que José colocou sobre os seus ombros a túnica de várias cores, que seu pai fizera para ele, foi o dia em que ele começou a “vestir” o seu sonho. Onde foi que Jacó, o pai de José, teve a ideia de uma túnica de várias cores? A inspiração das muitas cores da túnica deve ter vindo do arco-íris. Quando Deus deu a Noé o arco-íris depois do dilúvio, foi uma promessa após o julgamento. Significou um sonho a manter, um sinal da Sua promessa.
Mais tarde, Deus deu a Abraão a mesma promessa, dizendo-lhe que tantas quantas as estrelas nos céus, Deus abençoaria e multiplicaria a sua descendência. Algumas gerações à frente, Deus disse que amou Jacó, mas odiou Esaú, porque Esaú não adquirira paixão pelas coisas do Senhor. Jacó manifestava alguma ausência de caráter, mas amava a Deus e estava apaixonado e entusiasmado com as Suas coisas, e assim, as bênçãos de Deus caíram sobre ele. Quando chegou a vez de José, a menina dos olhos de Jacó, foi como este tivesse se lembrado da promessa de Deus a Noé, e ele começou a sonhar. Como resultado colocou esse sonho no filho do seu amor. José apoderou-se do sonho e começou a “vesti-lo”.
No seu entusiasmo juvenil, José contou o seu sonho a todas as pessoas, o que resultou no fato de que os seus irmãos o quiseram matar, acabando finalmente por vendê-lo como escravo. Eles despiram-no da sua túnica multicolor, esperando arrancar o sonho do seu coração. Esqueceram-se daquilo que Deus disse acerca de sonhos e visões, e não captaram o significado do poder redentor do sangue do cordeiro com que molharam a túnica (Génesis 37:23-31). O sonho de José fazia parte dele de tal maneira, que os seus irmãos não podiam chegar perto desse sonho.
Deus permitiu que José passasse por testes e incompreensões. Se José tivesse permitido que a amargura criasse raízes no seu coração, teria ficado um prisioneiro toda a sua vida. Quando a mulher de Potifar tentou seduzir José, ele foge e pela segunda vez a túnica lhe é tirada. Depois de acusado falsamente, Potifar o lançou na prisão (Génesis 39:6-20). O que teria você feito se fosse José? Teria desistido? José manteve o seu sonho, crendo que o seu tempo estava por chegar.
Um sonho levou José á prisão e um sonho tirou-o de lá. Um sonho criou oportunidades a José que nada nem ninguém poderia ter criado. Foi enganado, traído, mentiram sobre ele, mas ainda assim manteve a sua integridade. Todas as pessoas provavelmente sabiam acerca dos sonhos de José, assim quando o copeiro e o padeiro do rei do Egito, presos junto a José por terem ofendido o rei, sonharam sonhos inexplicáveis, todos lhes devem ter falado do sonhador – José – e das suas interpretações. Ao ouvir os sonhos deles, as interpretações de José foram verdadeiras, pois os sonhos aconteceram e José pediu ao copeiro-mor para que se lembrasse dele quando trabalhasse de novo no palácio do rei. Contudo, o copeiro-mor esqueceu-se de José (Génesis 40:1-23). José continuou trancado na prisão, mas na quietude do seu coração, falou a Deus, confiante que apesar de tudo o que estava passando, Deus ainda faria o seu sonho acontecer.
Se voce “vestir” o seu sonho em seu coração como já se fosse seu, você o terá. José “vestiu” o seu sonho durante anos.
Um dia Faraó teve um sonho acerca de sete vacas gordas e de sete vacas magras. Mandou chamar todos os seus sábios e adivinhadores para interpretarem o sonho, mas nenhum deles o conseguiu. Nesta altura, o copeiro-mor lembrou-se de José. Mais para agradar ao rei do que lembrar-se de José. A Bíblia nos diz que quando o mensageiro de Faraó veio até José para levá-lo até à presença de Faraó, José o fez esperar enquanto se barbeava e mudava de roupa. Esta foi uma atitude tão inusitada que ao ser mencionada na Biblia nos parece que Deus está tentando mostrar-nos algo. José era um homem de excelência. Embora na prisão, nunca desistiu do seu sonho ou da sua excelência. Ele interpretou o sonho e de um dia para o outro vai de prisioneiro a Primeiro-Ministro do Egito (Génesis 41:1-46). A confiança de José não estava no copeiro-mor nem em Faraó, ele confiava em Deus para o cumprimento dos seus sonhos.
LUIZ FMG 05/07/2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IDE E PREGAI

DA MANJEDOURA A CRUZ

O QUE ESTÃO FAZENDO COM A MISSÃO DA IGREJA