A fazer discípulos

“E Jesus, andando junto ao mar da Galileia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”.
Mateus 4:18-19

O discípulo é aquele que segue a Jesus fazendo dele não somente o seu salvador, mas o modelo de sua vida. Ser discípulo significa que Jesus fez diferença em minha vida e que eu estou disposto a segui-lo.
A palavra discípulo significava primariamente “aluno”. Era o aluno que não somente comparecia a aulas regulares, mas acompanhava o seu mestre, servindo-o e aprendendo pelas palavras e exemplos de seu mestre. Por isso o verbo seguir está tão ligado ao discipulado.
A palavra discípulo também deu origem ao termo disciplina, pois andar com o mestre significava aprender a disciplina que ele vivia. Significava também ser corrigido por ele, daí disciplinar significar corrigir, orientar, repreender se necessário for. Em Apocalipse 3:19, Jesus diz à igreja “Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.”.
Deus não enviou sua igreja para arregimentar membros, nem frequentadores de cultos, nem sequer dizimistas, mas ordenou que fizéssemos discípulos de todas as nações e mais, que os ensinasse a guardar todas as coisas que o próprio Jesus havia ensinado aos discípulos originais. O verdadeiro discipulado. Prestando atenção no que a Bíblia ensina sobre o relacionamento do mestre Jesus com seus discípulos percebemos que o verdadeiro discípulo não apenas alguém que se diz cristão. Ele é chamado de cristão porque sua vida reflete a de seu mestre. Ele conhece pessoalmente o Senhor Jesus Cristo porque anda com ele e traz as marcas de Jesus em suas palavras, sentimentos e comportamento.
Sua língua não é maledicente, nem fofoqueira, nem tem prazer em criticar. Suas palavras são ditas para edificar e construir e mesmo quando repreende, o faz com amor.
Suas ações demonstram claramente a presença de Deus. Quando Jesus realizava o seu ministério, os seus discípulos o acompanhavam em todos os lugares por onde ele andava. Hoje, Jesus está com seus discípulos em todos os lugares nos quais eles estão. A presença de um cristão pressupõe a presença de Cristo. A igreja é um lugar privilegiado, pois é onde os discípulos se reúnem regularmente para aprender, adorar, ter comunhão e se preparar para o verdadeiro trabalho da evangelização: fazer discípulos. No entanto, o verdadeiro discipulado não se vive apenas na igreja. Cristãos que são discípulos apenas na igreja são hipócritas e se classificam melhor entre os fariseus e escribas da época de Jesus. Eles realizavam todos os “deveres” religiosos e muitas vezes eram profundos conhecedores da Bíblia, mas não viviam como verdadeiros filhos de Deus.
Ser discípulo é compreender qual é o desejo de seu Senhor que a sua igreja não se feche em quatro paredes, mas que vão à busca daqueles que realmente precisam.
Jesus treinou seus discípulos com palavras e convívio no melhor workshop que eles poderiam participar. Conviver com Jesus, ouvir suas palavras, ver seus milagres, ser orientados ou disciplinados por ele é a essência do discipulado. O verdadeiro discípulo de Jesus, mesmo passados dois mil anos, sabe viver, ainda hoje, a proximidade e intimidade com Jesus através das disciplinas espirituais. Tirar tempo com Deus, ler sua palavra, estudá-la e guardá-la no coração. Conversar com Deus, tirando tempo para oração, súplicas, gratidão. Tempo planejado diariamente e tempos espontâneos de encontros inusitados com Jesus. Pedidos de socorro nas emergências, tempo em que falar com ele é tão mais importante, que alimentação ou sono não podem impedir nossa urgência de estar com o mestre. Nestas horas jejuamos, fazemos vigílias... Ser discípulo é também transmitir a outros os resultados deste convívio. Deixar Cristo transparecer em nossas ações, palavras e presença.
Jesus nos chama para nos tornarmos discípulos. O que você responde?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IDE E PREGAI

CLAMA A MIM E EU LHE RESPONDEREI

O QUE ESTÃO FAZENDO COM A MISSÃO DA IGREJA