A PLANTAR BOA SEMENTE
E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.
Mateus 13:3-8
Uma semente é uma das coisas mais extraordinárias que Deus colocou na natureza. Uma pequena unidade orgânica que tem em si o potencial de criar uma nova vida. Pode ser uma árvore, um legume, uma flor. Em geral pensamos em sementes apenas no mundo vegetal, mas há sementes no mundo animal também.
Toda a vida que existe na terra provém de sementes ou de uma forma ou outra. A vida humana provém de uma semente masculina que se une a um óvulo feminino, formando assim uma nova vida.
Na semente, no zigoto humano, no pólen das flores estão codificadas informações precisas para o desenvolvimento da planta, do ser vivo que se originará desta semente. Mas não imagine que tudo está determinado sem possibilidade de modificação. Não.
A semente é tão extraordinária que ela segue um roteiro determinado geneticamente, mas é capaz de se adaptar e crescer em diferentes terrenos e situações.
Por isso Deus planta sementes!
Deus gosta de trabalhar com coisas que estão em seus princípios, plantando sementes que podem germinar e se transformar em coisas grandiosas. Ele faz assim com os seres humanos e com suas criaturas inteligentes dotadas de personalidade. Ele nos dá a sua imagem e semelhança e planta em nós potencialidades não imaginadas.
Cada um de nós, principalmente em nossa juventude, pode ter sementes divinas plantadas em nós. Na verdade Deus faz isso com profusão. Segundo a parábola do semeador na Bíblia, Jesus nos ensina que ele espalha semente até onde ninguém mais pensaria em plantar qualquer coisa. Entre espinhos e entre as pedras e até à beira do caminho.
Plantar sementes é uma atividade divina e toda vez que o fazemos estamos imitando o criador que encheu o mundo de sementes boas!
Investir em pessoas, sejam idosos ou não, é plantar sementes com Deus e a parceria com Deus é a melhor que existe, pois ele tem as melhores sementes, cuida delas com cuidado e as potencializa com seu amor. Deus fez mais! Enviou ao mundo o seu próprio filho e através de Jesus lançou sementes poderosas que fazem transformações ao redor do mundo há mais de 2.000 anos. Este Jesus deu a sua vida para que fossemos transformados em pessoas melhores. É isso que Deus quer. Pessoas que possam desenvolver o seu potencial através das oportunidades que se nos oferecem. Mesmo que estejamos presos por cadeias invisíveis ou situações sociais injustas. Podemos estar limitados por limitações naturais, sociais, familiares ou até por cadeias que nós mesmos procuramos como a bebida e os vícios, mas se Deus plantou sementes em nós somos capazes de brotar pelas fendas, quebrar as amarras, nos libertarmos pelo trabalho, pelo estudo, pela criatividade e pela fé.
Deus planta sementes de vida e na maioria das vezes ele prefere fazê-lo através de nossas mãos. Ele nos convida a crescer como árvores e sermos novos semeadores de novas sementes, pois assim é a natureza criada por Deus.
Aquele que um dia foi semente e hoje é árvore, também se transforma em semeador de novas sementes e assim a cadeia de germinação e vida vai adiante.
Sejamos semeadores com Deus.
Seu blog é bem legal! Passei por aqui para retribuir a visita e, quando possível, voltarei! =)
ResponderExcluir