Quem é líder no Reino de Deus?



“Não te furtes de fazer o bem a quem de direito, estando nas suas mãos poder faze-lo” Proverbios: 3: 27

Uma busca nas principais bíblias em português nos demonstra que a palavra líder é muito rara e nunca é usada para os discípulos de Jesus. Talvez seja porque o termo líder da Bíblia na Linguagem de hoje (NTLH) é, em geral a tradução do termo “maioral”, “príncipe” e palavras que indicam exaltação e preeminência.
Os discípulos de Jesus demoraram pra perceber qual é o verdadeiro conceito de liderança no Reino de Deus. Por vezes Jesus os surpreendera discutindo entre si quem seria o maior e quem mandaria tanto quanto quem obedeceria. Houve até tentativas de lotear cargos com influências de parentes influentes quando a mãe de Tiago e João tentou usar de seu parentesco para garantir-lhes bons “cargos” no futuro governo messiânico. (Mateus 20:20-28).
Jesus lhes responde que entre os reis, dignitários e políticos do mundo o critério poderia ser esse, mas não no Reino de Deus, pois neste, maior é o que serve. Pedro entendeu bem isto, pois em sua carta dá o mesmo conselho para os presbíteros e líderes da Ásia menor a quem se dirige: “Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. (1 Pedro 5:3).
Há algumas características de liderança cristã que não podem ser esquecidos quando tratamos do Reino de Deus.
O Reino de Deus tem um único Rei!
Jesus é o Senhor de todos aqueles que o recebem como salvador. Somos todos servos do mesmo soberano que nos deu o modelo de serviço. Ele deu sua vida por nós, servindo-nos a graça de Deus. Foi obediente até à morte, como servo sofredor não abriu a sua boca. Lavou os pés aos discípulos e depois lhes perguntou:
“Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?
Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.
Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. (João 13.12–16).
O serviço é sempre prestado ao Deus, na pessoa de nosso próximo.

“Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa. Estava sem roupa, e me vestiram; estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar.” — Então os bons perguntarão: “Senhor, quando foi que o vimos com fome e lhe demos comida ou com sede e lhe demos água? Quando foi que vimos o senhor como estrangeiro e o recebemos na nossa casa ou sem roupa e o vestimos? Quando foi que vimos o senhor doente ou na cadeia e fomos visitá-lo? “E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” (Mateus 25:40).
Veja o que João nos diz sobre amar a Deus na pessoa do próximo:
“Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.
Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.” (1João 4.19–21, )
Por isso é tão importante entender que somos servos chamados por Deus para servir. Quem não serve, não serve para o Reino de Deus. Se não estamos servindo ao próximo, isto é, aquele que está precisando de meu serviço e está ao alcance de minha mão, não posso dizer que amo a Deus. Corremos o risco de, no dia do juízo, sermos contados entre aqueles que nunca serviram a ninguém e por isso perderam a oportunidade de servir ao próprio Deus.
Servir a Deus não é somente frequentar uma igreja, cantar hinos ou cânticos, ouvir sermos e “pagar” o dízimo... É abrir a mão, as portas e o coração pra quem está perto de mim e precisa de ajuda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IDE E PREGAI

CLAMA A MIM E EU LHE RESPONDEREI

O QUE ESTÃO FAZENDO COM A MISSÃO DA IGREJA