Verdadeiros Adoradores



Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. João 4:23

Jesus disse à mulher samaritana que o nosso Deus e Pai procura verdadeiros adoradores, que o adorem em espírito e em verdade. Mas, o que procuram aqueles vão às diversas igrejas de diversas denominações diferentes? O que procuramos nós quando comparecemos diante de Deus?
Será que buscam a Deus para adorá-lo?
Adorar é algo que não compreendemos muito bem. Tanto o termo hebraico quanto o termo grego para adoração denotam a ideia física de prostrar-se diante de alguém. Um exemplo literal do significado é a adoração praticada pelos muçulmanos quando em suas cinco orações diárias prostram-se ajoelhados no chão com os braços estendidos e o rosto em terra. Prostrar–se, inclinar-se é a ideia central de adoração na Bíblia. Mas, é claro que adorar é muito mais que uma posição física. É uma atitude do coração, uma submissão e reconhecimento da grandeza de Deus pelo que ele é e representa. É o reconhecimento de sua majestade suprema.
Adoradores podem ajoelhar-se e assumir externamente uma aparência de submissão, mas a adoração que honra verdadeiramente Deus é muito mais que isso. Por isso Jesus acrescenta os qualificativos: “verdadeiros” aos adoradores e nos ensina que o Deus que sonda os corações que aqueles que o adorem “em espírito e verdade”.
Neste sentido profundo será que os frequentadores de igrejas, realmente o buscam para adorá-lo? Para reconhecer de coração, profundamente que Ele merece nosso reconhecimento e a nossa admiração? Muitos estão sendo ensinados hoje em dia a ir atrás de Deus com atitude arrogante de quem acha que adquiriu direito e pode reivindicá-los, alguns até fazendo Deus de servo. Não se apresentam como servos e sim como patrões de Deus!
Note que adoradores que o adoram em espírito e em verdade não tem um lugar físico para fazê-lo:
Jesus disse:
— Mulher, creia no que eu digo: chegará o tempo em que ninguém vai adorar a Deus nem neste monte nem em Jerusalém (João 4:21).
Centralizamos nossa a nossa adoração na igreja e através dela, às vezes, buscamos o próprio Deus! E muitas vezes o buscamos por necessidades e angústias, para agradecer ou pedir. Podemos também buscá-lo para interceder por quem amamos ou até para pedir socorro em tempos de dificuldade financeira, ou judicial ou até para não nos sentirmos sós. Creio que adorar inclui tudo isso, pois a bíblia nos manda buscar o Senhor enquanto se pode achar e nos ensina que se o buscarmos de todo nosso coração ele se deixará achar, mas embora todas estas buscas de Deus por necessidade ou socorro estejam incluídas na verdadeira adoração, às vezes falta-nos a atitude fundamental, o reconhecimento de que só Deus é Deus e a gratidão pela disponibilidade do Senhor por meio de Jesus Cristo.
E quanto a nós? Será que de fato, somos o tipo de adoradores que Deus está buscando?
Notem que eu não estou dizendo que buscar a Deus para cantarmos, pedir, em orações e suplicas por quem amamos ou por nós mesmos, incluindo buscá-lo para ouvir palavras que façam bem ao nosso coração seja errado. Não são! E fazem parte de uma liturgia que procura ser bíblica e equilibrada.
Mas adorar é uma atitude que invade a vida, transborda pelas nossas atividades, aparecem em nossas prioridades. Verdadeiro adorador é aquele que cumpre o que nos diz Hebreus:
“Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.” (Hebreus 13.15).
São estes verdadeiros adoradores que o Pai procura para o adorarem em espírito e em verdade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IDE E PREGAI

CLAMA A MIM E EU LHE RESPONDEREI

O QUE ESTÃO FAZENDO COM A MISSÃO DA IGREJA