Você é justo?



“Meus irmãos, todos vocês precisam saber com certeza que é por meio de Jesus que a mensagem do perdão de pecados é anunciada a vocês. Precisam saber também que quem crê é libertado de todos os pecados dos quais a Lei de Moisés não pode livrar.”
(Atos dos Apóstolos 13.38–39, NTLH).

Você é justo?
Todos se acham justos até examinarem com honestidade a própria vida. A justiça é a retidão em todas as coisas, é a inteireza de coração, é a perfeição em fazer o que é certo. Ser justo é andar corretamente diante de Deus e dos homens.
Normalmente somos muito duros com os outros e condescendentes com nós mesmos. Relativizamos nossos erros e procurar justificar nossas atitudes. Quando fazemos algo errado, ilegal ou vergonhoso logo olhamos ao nosso redor em busca de argumentos ou pessoas mais culpadas do que nós. Ao julgar outros usamos a total retidão como modelo, mas a nós mesmo a comparação é com os piores.
Somos totalmente injustos ao falar de justiça. Até porque o que parece ser totalmente justo para com outros é injustiça quando aplicado a nós. O que é proibido aos outros, é permitido a nós mesmos, enfim, como diz a Escritura: “Não existe no mundo ninguém que faça sempre o que é direito e que nunca erre.” (Eclesiastes 7.20, NTLH).
O salmo 24, no entanto, diz: “Quem tem o direito de subir o monte do SENHOR? Quem pode ficar no seu santo Templo? Somente aquele que é correto no agir e limpo no pensar, que não adora ídolos, nem faz promessas falsas. O SENHOR Deus o abençoará, o salvará e o declarará inocente no julgamento.” (Salmo 24.3–5, NTLH) Conforme a Palavra de Deus ninguém poderá comparecer diante de Deus se não for completamente justo e reto.
Foi por isso que Jesus veio ao mundo, para estabelecer a justiça de Deus mediante a graça.
Não há um justo, nenhum sequer (Salmo 14:1-3).
“Mas todos se desviaram do caminho certo e são igualmente corruptos. Não há mais ninguém que faça o bem, não há nem mesmo uma só pessoa.” (Salmo 14.3, NTLH).
Deus sabe que a injustiça e a maldade tomaram conta da humanidade e se ele aplicar estritamente a sua justiça, ninguém poderá ser perdoado!
Mesmo se não usarmos a lei de Deus como critério para julgamento e aplicarmos o padrão da reciprocidade negativa, isto é, “não faça aos outros o que você não quer que lhe façam”, nem assim, poderemos nos livrar de condenação. Frequentemente fazemos aos outros o que não queremos que outros nos façam.
Se usarmos este mesmo critério em sua versão positiva que é a que se encontra nos lábios de Jesus: “ — Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês; pois isso é o que querem dizer a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas.” (Mateus 7.12, NTLH), a nossa condenação será certa.
Uma justiça que não merecemos.
A Bíblia nos conta que veio não só para nos dar o exemplo e nos ensinar o caminho do bem, embora ele tenha feito isto também. Somente nos mostrar este caminho da justiça não nos adiantaria para nada porque perdemos a capacidade natural para a justiça.
Somos corrompidos e tão logo temos domínio da razão e podemos fazer escolhas, fazemos escolhas erradas e injustas.
Somos injustos no caminhar, no agir e no julgar. Somos injustos ao pensar, ao comparar. Até nossa bondade e justiça é marcada por interesses, às vezes, inconfessáveis. Por isso saber o certo não nos adianta. Faltam-nos força e persistência para permanecermos irrepreensíveis.
Jesus morreu para nos dar uma justiça que não merecemos. A Bíblia diz: “Pois também Cristo morreu uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito,” (1Pedro 3.18).
A Justificação mediante a fé.
Quando cremos em Jesus de todo o coração somos justificados, isto é, feito justos com uma justiça que não é nossa, é de Jesus. Deus nos considera justos por amor de seu filho que foi o único homem justo dentre os filhos da humanidade. Ao dar sua vida por nós ele nos transfere a sua justiça assim como nós transferimos a ele a culpa de nossos pecados.
Parece injusto? Não! Esta é a justiça de Deus, concedida por sua graça, mediada por Jesus Cristo através da fé.
“Justificados, pois, mediante a fé...” fala Paulo aos Romanos cap. 5:1. Somos justificados pelo sangue de Jesus que nos purifica de toda iniquidade e nos coloca prontos para viver uma nova vida com Deus.
Começa então em nós a busca pela justiça de Deus que já nos foi dada. Buscamos esta justiça agora para vivê-la concretamente em nossas vidas. Veja: “Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós.” (Efésios 2.10, NTLH).
Então, você é justo?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IDE E PREGAI

CLAMA A MIM E EU LHE RESPONDEREI

O QUE ESTÃO FAZENDO COM A MISSÃO DA IGREJA