A COMEÇAR EM MIM


Na Bíblia, o coração é o centro das decisões do ser. Não é somente um lugar da emoção, como para os ocidentais, mas é o centro de controle dos pensamentos, das emoções, da alma. É do coração que provém as fontes da vida.
É o coração do homem que é desesperadamente corrupto. É onde Deus escreveria as suas leis na Nova aliança.
Por isso é o lugar onde Deus começa a transformação em nós.
Toda a transformação do homem, da sociedade, da igreja começa no coração de cada um e no coração da igreja. Por isso se diz em Atos " Da multidão dos que creram, era um o coração e a alma"
Uma igreja com o coração dividido não percebe o que se diz ao final deste texto: "Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos" - Atos 2:47 e 4:32.
A melhor maneira de não ter problemas de relacionamentos é viver sozinho numa ilha, com as pessoas que você ama do outro lado do mar. C.S. Lewis disse que se você não quer ceder, nem perdoar, nem é capaz de se colocar no lugar dos outros para entender os seus pontos de vista, o único lugar pra você é o inferno. Lá, todos são assim!
Quando uma igreja começa a querer crescer e apresenta alguma atratividade para novos membros e lugar e entusiasmo para novas atividades, há um inimigo gigantesco a combater!
Não. Não é o Diabo não? É o mau humor, a intolerância, a rispidez, a impaciência... Resumindo: as obras da carne.
Enquanto cada um cuida de sua própria vida e só observa e critica a vida e comportamento dos outros, entre os que concordam com ele, o clima se mantém calmo. Mas quando a igreja começa a ter mais atividade onde as pessoas têm que conviver, conversar, negociar, etc.; então, o que é irritável no outro e em mim mesmo começa a aparecer.
É aí que pensamos:
- Nossa ela parecia tão calma (sentada lendo a bíblia), Ele era tão sorridente e agora mostra os dentes e as garras.
- Que criança mais lindinha, dá vontade de morder... (enquanto ela não começa a chorar e fazer pirraça na hora em que estou tentando não dormir porque o sermão tá demorando)
Ser igreja é muito mais que participar dos cultos, cantar e ouvir sermões. Ser igreja nos faz dinamizar todas as dimensões de relacionamento para os quais fomos criados por Deus à sua imagem e semelhança.
Crer em Cristo de todo o coração dinamiza e restaura nossos relacionamentos quebrados pelo pecado. Há pelo menos quatro dimensões de relacionamento a serem restauradas:
1º. Começa por restaurar-nos com Deus e perante Deus. “Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo.” Romanos 5.1
2º. Depois nos reconcilia com nosso próximo que é quem está perto de você, seja amigo, parente, cunhado, inimigo ou aliado. “Se alguém diz: “Eu amo a Deus”, mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê.” 1º João 4.20
3º. A presença de Jesus restaura nosso equilíbrio interior, nosso Auto relacionamento. Trocamos as obras da carne pelo fruto do espírito. O velho homem pela nova criatura. O mau gênio pela mansidão e domínio próprio...
4º. Entramos em harmonia com a natureza: Veja Romanos 8.22–23 (NTLH)
“Pois sabemos que até agora o Universo todo geme e sofre como uma mulher que está em trabalho de parto. E não somente o Universo, mas nós, que temos o Espírito Santo como o primeiro presente que recebemos de Deus, nós também gememos dentro de nós mesmos enquanto esperamos que Deus faça com que sejamos seus filhos e nos liberte completamente.”
Você está sendo desafiado a não ser apenas crente. Mas a ser igreja do Deus vivo como nos diz Paulo em 1º Timóteo 3.14–15 (NTLH)
Escrevo essas coisas a você, esperando ir vê-lo logo. Mas, se eu demorar, esta carta vai lhe dizer como devemos agir na família de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, a qual é a coluna e o alicerce da verdade.
Sejamos uma igreja fraterna, acolhedora e onde a comunhão de Cristo seja vista!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

IDE E PREGAI

CLAMA A MIM E EU LHE RESPONDEREI

O QUE ESTÃO FAZENDO COM A MISSÃO DA IGREJA