Vicio



Desde a antiga Grécia que se tem procurado determinar quais as qualidades de uma pessoa boa, ou do bem, como se diz atualmente. A virtude era a concretização dos ideais gregos a serem buscados pelo homem político (cidadão) e eram inspirados pelos mais altos padrões da cultura helênica. Opunham-se a estes, os vícios. Paulo vai falar das “obras da carne” como os vícios que lutam para atrapalhar o homem de Deus em sua caminhada com o Espírito Santo. Já o fruto do Espírito, as bem aventuranças, as listas de virtudes que Paulo tecia também nos aponta para o alto. “Buscai as coisas lá do alto” nos diz Paulo.
Na idade média, um monge tentou resumir os pecados mais graves que foram chamados de mortais. Os sete pecados mortais foram uma lista criada por volta de século terceiro, mas foi na idade Média, que a teologia dos sete pecados capitais vai ganhar a conotação de pecados raízes. Procurou-se estabelecer as virtudes opostas que seriam a maneira segura de combater esta tendência para o mal que habita em nós.
A Bíblia nos ensina claramente que Deus quer o melhor pra nós!
Ensina-nos, também, que estão à nossa disposição as armas da santificação, recursos pelos quais a graça de Deus nos é concedida para sejamos pessoas melhores!
Mas o velho homem, a humanidade corrompida pelo nosso afastamento de Deus, está ali para nos arrastar para o que se chama de vícios. Vício é nome dado ao mau hábito quando ele se torna incontrolável ou habitual, a ponto de nem notarmos mais.
Felizmente, o Espírito Santo nos incomoda usando nossa consciência, a leitura da Palavra de Deus e a comunhão com a igreja onde somos exortados a nos tornarmos melhor. A oração nos coloca em sintonia com Deus e com o seu reino, mas... O que, realmente, está mudando para melhor em nossas vidas? Já parou pra pensar? Desde que conheceu o Senhor Jesus e decidiu caminhar com ele você se tornou uma pessoa melhor? Tem-se que responder a estas perguntas se quiser viver, verdadeiramente como cristãos transformados. Se quiser fazer de sua vida o lugar onde Deus vai transformar e fazer diferente, temos que encarar-nos a nós mesmos. Descobrir nossos vícios e transformarmos nossos defeitos em qualidades, ou melhor, nossos vícios em virtudes.
Aceita o desafio?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IDE E PREGAI

CLAMA A MIM E EU LHE RESPONDEREI

O QUE ESTÃO FAZENDO COM A MISSÃO DA IGREJA