Confissão de fé


Recentemente, li um texto do Dr. Lyle Bierma, um dos professores do Calvin Theological Seminary, sobre a importância de uma igreja ser confessional. Ele começa com a seguinte questão: O que significa ser uma igreja confessional? O que são as confissões?
Segundo o autor, confissões são declarações de fé, adoptadas por uma igreja, fundamentadas nas Escrituras e dirigidas para uma situação histórica. Alguns exemplos são: Credo apostólico, Credo de Nicena, Confissão Belga, Cânones de Dort, Catecismo de Heidelberg, Confissão de fé de Westminster, Catecismos maior e menor de Westminster. São documentos escritos por homens de Deus para ensinar aos cristãos e para promover a unidade das igrejas que adoptam tais confissões. Porém, é óbvio que esses documentos históricos não estão na mesma posição de autoridade da Bíblia, mas são fundamentados e baseados nela. Eles resumem e interpretam os ensinamentos da Palavra de Deus.
Dr. Bierma nos dá 4 razões da importância das confissões para a igreja cristã.
1º elas servem para promover unidade, pois são afirmações do que os crentes que congregam em determinada igreja crê.
2º Confissões são a identidade da igreja. Elas ajudam a explicar quem nós somos e de onde nós viemos.
3º As confissões são excelentes ferramentas para o ensino e pregação, para instruir novos crentes, crentes antigos e crianças.
4º As confissões funcionam como uma bandeira da ortodoxia. Elas identificam a linha que divide o erro da verdade, o que é certo e o que é errado, o ensino bíblico das heresias. É como se fosse um sinal de alerta para a igreja.
O autor termina sua reflexão fazendo mais uma pergunta: Qual a importância de uma igreja confessional nos dias de hoje? Como resposta, Dr. Bierma retoma os principais pontos. As confissões ajudam a dar expressão à unidade da igreja, a identificar quem somos e como entendemos as Escrituras, a ensinar os membros os fundamentos da fé cristã e a evitar os perigos da falsa doutrina.
Nos dias de hoje, precisamos fazer uso das confissões para ensinar os cristãos as bases de nossa fé. Talvez, o maior motivo da saída das nossas igreja de tantos jovens, adolescentes e adultos não seja a falta de atractivos ou novidades, ou a falta de interesse pelas coisas da igreja. Creio que o principal motivo é porque eles não sabem no que acreditam, não sabem no que a igreja crê, não conhecem a identidade de sua igreja e nem sua própria identidade como cristão. Pense nisso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IDE E PREGAI

CLAMA A MIM E EU LHE RESPONDEREI

DA MANJEDOURA A CRUZ