HUMILDES COMEÇOS


HUMILDES COMEÇOS

Há uma grande expectativa com o ano de 2017. Todos querem um ano melhor que 2016. Também, pudera! Se essa vontade de renovar já é muito comum ao final de um período, que pode ser um ano, uma década, um período lectivo, um semestre, quanto mais em um ano que deixa memórias difíceis como este que termina.
Normalmente, fazemos balanço ao final de um período. É natural. Olhamos para trás e contabilizamos acertos e erros. Olhamos para o futuro a planear, estabelecer metas, sonhamos e desejamos.
Talvez por isso os antigos romanos dedicavam o primeiro mês do ano ao deus Janus (por isso se chama Janeiro) que, conforme a mitologia é o que “guardava” as portas, portões e portais. Ele tinha uma face voltada para trás, olhando para o passado e outra face voltada para frente, olhando o futuro.
A Bíblia também nos aconselha a ter esta dupla perspectiva: Ela nos ensina a aprender com o passado e planear o futuro, mas sempre põe a ênfase no presente, lembrando que os nossos passos são sempre dados no hoje.
“Pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado..” (Hebreus 3.13, ) Todo o capítulo três de Hebreus nos fala da importância de viver o presente, levando em conta o passado, mas com os olhos no futuro.
Quero lhe convidar a considerar o que aconteceu na reconstrução de Jerusalém após o exílio. Reconstruir uma cidade equivalia a reconstrução de uma nação, um povo, uma continuidade de uma promessa feita há séculos. Deus estava interessado nesta reconstrução como continuidade de seus planos para a humanidade.
Quando se lançaram os alicerces do novo templo, aqueles que viram o primeiro começaram a chorar por causa da simplicidade dos alicerces. Humilde começo. Deus levantou profetas para regar aquela pequena e frágil plantinha, um rebento, um renovo. O Profeta Zacarias, em 4:10, vai falar dos humildes começos como o primeiro passo para grandes obras.
Nosso desafio é aprender com o passado, planear o futuro e aprender a lançar sementes, regar plantinhas, aprender a caminhar mesmo em meio aos humildes começos. Aprender com os passarinhos, os lírios do campo e com o grão de mostarda.
Não despreze os humildes começos….
As maiores e melhores coisas que conhecemos começaram assim! FELIZ 2017

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IDE E PREGAI

CLAMA A MIM E EU LHE RESPONDEREI

DA MANJEDOURA A CRUZ