A sabedoria dos provérbios

O livro de Provérbios pergunta como uma pessoa é quando se tem que conviver com ela, ou ser empregador dela; como trata seus negócios, de si mesma.
O livro de Provérbios é uma compilação da sabedoria popular de Israel e tem como protagonista o rei que que atraiu para si a simbolologia da sabedoria em Israel.
A Bíblia nos diz que ele compôs provérbios, mas também que os recolheu. Nós sabemos como a sabedoria popular é capaz de sintetizar em frases extraordinárias, séculos de juízo e bom senso. Temos neste livro a revelação de Deus através da palavra dos sábios, como nos diz o próprio livro em sua introdução:
“Estes provérbios nos ajudam a dar valor à sabedoria e aos bons conselhos e a entender os pensamentos mais profundos. Eles nos ensinam a vivermos de maneira inteligente e a sermos correctos, justos e honestos. Podem também tornar sábia uma pessoa sem experiência e ensinar os moços a serem ajuizados.” .
Deus quer não somente que sejamos bons, mas bondosos e benignos. Isto é, bom na essência, mas também na acção e na influência. Não quer apenas que lutemos contra o mal, mas que a maldade, a maledicência nem sequer se nomeie entre nós. Deus quer que nossa palavra seja verdadeira, mas também agradável, temperada com sal e transmissora de graça aos que ouvem.
Deus abomina o falso, o dissimulado, mas também não quer que em nossa da honestidade sejamos mal-educados e desagradáveis.
Quer que aprendamos a honrar nossos pais, mas também respeitemos as autoridades constituídas, nossos líderes, nosso próximo. A tal ponto que aquele que despreza o seu próximo e o chama “tolo” pode estar destinado ao inferno. Veja:
“Eu, porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo..” (Mateus 5.22)
Vivemos num mundo que precisa de gente melhor! Queremos que os jovens sejam educados, mas não damos o exemplo. Tenham berço, mas esquecemos o nosso. Sejam gentis, mas os tratamos com ódio, palavrões e palavras de desprezo.
Precisamos desesperadamente ler o livro de Provérbios contra nós mesmos e não para encontrarmos armas para atacar uns aos outros.
Que tal empreendermos juntos esta leitura, como irmãos e filhos de um pai amoroso em tratamento intensivo de ética, etiqueta e bom conviver?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IDE E PREGAI

CLAMA A MIM E EU LHE RESPONDEREI

DA MANJEDOURA A CRUZ